Se tiver que comprar uma caldeira, estará a pensar em comparar os diversos tipos para descobrir quais são as vantagens de uns e de outros modelos. Se bem que esta seja uma boa prática que o vai ajudar a escolher uma caldeira para a sua casa, deverá saber que existem outras questões a ter em conta.

CARACTERÍSTICAS DA SUA CASA

Em função da área da casa, se for um apartamento ou uma moradia unifamiliar, a sua situação geográfica, quantas pessoas vivem nela e os hábitos relacionados com a utilização de água quente, escolherá uma caldeira ou outra. Na BAXI dispomos de uma grande variedade de caldeiras murais ou de chão que se adaptam tanto a espaços grandes como pequenos, mercê do seu design compacto.

QUAL É O SERVIÇO QUE PRECISA?

Só aquecimento ou aquecimento e água quente sanitária? Caldeiras murais ou de chão, combináveis com outros sistemas, tais como, radiadores, pavimento radiante ou sistemas solares, ou com maiores depósitos de acumulação de água quente.

Sabemos que cada casa é diferente e por isso oferecemos diversas soluções de climatização para cobrir as necessidades de conforto de cada habitação. Por exemplo, uma caldeira adequada para aquecimento poderia ser a Platinum GTF. Por outro lado, se precisamos de água quente e aquecimento poderíamos escolher a Platinum GTAF que está preparada para cobrir os dois serviços.

TODAS AS CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO POSSUEM A MESMA EFICIÊNCIA?

A condensação é a tecnologia mais eficiente e ecológica aplicável às caldeiras mas o grau de eficiência entre as mesmas pode variar segundo seu índice de modulação. Um índice de regulação elevado implica que a potência mínima é muito baixa. Mariano Tur, Chefe de Produto de Caldeiras murais da BAXI afirma que quanto menor for a potência mínima, maior será a capacidade da caldeira para se adaptar às necessidades reais de potência da instalação tanto de aquecimento como de AQS (água quente sanitária). Isto implicará um menor consumo de gás mas também um menor ligar e desligar da caldeira e por isso um menor desgaste de componentes e um funcionamento mais silencioso.

A tecnologia GAS INVERTER permite obter elevados rácio de modulação. A gama Platinum Plus alcança um rácio 1:10 (muito superior ao rácio das caldeiras convencionais que costumava ser de 1:3).

TENHA EM CONTA A POTÊNCIA

 A potência é um dos dados críticos no momento de determinar o modelo a escolher. Diferencia-se pela potência no serviço de aquecimento e a potência no de água quente sanitária (AQS). A potência que costuma ser determinante é a da AQS uma vez que condiciona o conforto neste serviço. Quanto maior for a potência, maior será a capacidade de produção em ambos os serviços mas também irá haver um maior consumo energético.

A gama de caldeiras de condensação doméstica cobre potências até 40 kW. Peça aconselhamento a um instalador para lhe indicar a potência que necessita, com base em características tais como os m2 da sua casa.

Após saber a potência que precisa, poderá fazer comparações entre diversos modelos de caldeiras da mesma potência. Por exemplo, para uma casa de 80 m2, uma caldeira de 24 kW, será suficiente para cobrir as necessidades de conforto. Se tiver pouco espaço poderá optar pela Platinum Compact ECO 24/24 F que tem um aspeto compacto. Por outro lado se quiser reduzir o tempo de espera para a obtenção da água quente, escolha a Platinum MAX Plus 24/24 F que possui prestações mais avançadas.

Se procura um maior conforto em AQS, poderá optar por um modelo mais potente. A potência disponível seguinte seria de 28 kW. Essa potência está disponível em diversas gamas BAXI.

QUAL COMBUSTÍVEL?

Como sabe, existem vários sistemas para aquecer a sua casa, caldeiras de gás, caldeiras de biomassa, caldeiras elétricas,…pelo que seguramente optará por usar um ou outro sistema em função de aspetos relacionados como a disponibilidade de abastecimento ou o preço da energia, etc.

Não é a mesma coisa ter uma rede de abastecimento de gás natural ou estar numa zona onde não existe essa possibilidade. Neste caso, teremos que contar com outro tipo de combustíveis, tais como tanques de propano ou gasóleo ou optar por um combustível ecológico como a biomassa.

RENOVAÇÃO DE INSTALAÇÕES ANTIGAS OU NOVAS INSTALAÇÕES

É diferente precisar de um equipamento para uma instalação nova ou para uma já existente. Por exemplo, se pretende renovar a sua instalação de aquecimento, o design robusto e duradouro da gama PLATINUM ALUX é uma opção ideal, uma vez que esta gama foi especialmente pensada para ser integrada em instalações antigas com radiadores de chapa ou ferro fundido.

QUE NÍVEL DE PRESTAÇÕES PRECISA

No momento de comparar as características de uma caldeira relativamente a outra, tenha em conta as necessidades de água quente que existem na sua casa. Por exemplo, a tecnologia de microacumulação permite reduzir o tempo de espera na obtenção de água quente.

Como comentámos antes, quanto maior for a potência de AQS, a caldeira terá maior capacidade para oferecer água quente de forma simultânea, ou seja, será possível utilizar a água ao mesmo tempo em duas zonas distintas da casa (casas de banho, cozinha,..).

Para estes casos, especialmente para famílias numerosas ou em habitações com uma elevada necessidade de água quente onde se utiliza mais do que uma casa de banho, um duche e a cozinha ao mesmo tempo, a Platinum Duo Plus poderia ser a caldeira mais adequada, pelas elevadas prestações em água quente que fornece. Podem ser proporcionadas capacidades de produção quase ilimitadas se se combinar uma caldeira só de aquecimento (uma Platinum Adicional 32 AF por exemplo) com um acumulador externo, embora esta solução requeira um maior espaço relativamente uma caldeira que fornece diretamente tanto aquecimento como água quente (caldeira mista instantânea).

Esperamos tê-lo ajudado. Agora já sabe quais são as características que deverá ter em conta, mas se ainda tem dúvidas, entre em contacto connosco.